© 2017 por Sara Marques dos Santos. Orgulhosamente criado por JLDesign

  • b-facebook

Por Ti Q

by Sara Marques dos Santos

A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NA PARALISIA CEREBRAL

02.11.2017

A alimentação do Quico (na verdade, a de todos cá de casa, ou não tivesse feito disso a minha nova profissão, podem ver a minha página aqui) é dos temas que mais tenho em conta.

 

A minha preocupação com a alimentação do Quico começou quando ele tinha 1 ano e achei que não fazia sentido comer o mesmo que os outros bebés.

Desde logo porque fazia muita terapia física e de forma intensiva, muitas vezes 3 e 4 horas seguidas. Logo, precisava de um grande reforço antes e depois, não só de certos e específicos alimentos mas de líquidos.

Depois, porque tinha graves lesões cerebrais, pelo que era importante potenciar o que estava em condições.

Tinha, como faz parte desta patologia, graves problemas de obstipação, era preciso entender que alimentos e quando o podiam ajudar.

Além disso, li muito do que se fazia lá fora, e já se fazia muito mais que aqui, nomeadamente retiravam os lacticínios e o glúten a estas crianças.

 

Consultei nutricionistas que não me deram respostas nem pareciam entender as minhas preocupações. Na verdade, não há nutricionistas nesta área. Na altura, acabei por aprender muito com as guide-lines do Instituto Doman (Filadélfia, EUA) e do Instituto Fay (Madrid, Espanha), onde fizemos terapia durante uns anos.

 

Por isso, fiz os meus testes, e rapidamente eliminei os lacticínios (deixando alguns iogurtes, porque os probióticos dos bons iogurtes fazem falta), o glúten e o açúcar da sua alimentação.

Fui inserindo muitos alimentos com objectivos específicos, como a proteína ou os super-alimentos e alguns suplementos.

 

Outra questão, é a consistência e a disfagia, que muitas crianças têm, o que acaba por ser muito difícil variar e dar novos sabores.

 

É um tema tão importante, que vou dedicar alguns à alimentação na paralisia cerebral.

Podem, para já, ver os brownies que são um miminho muito saudável e com uma consistência muito fácil.

 

Mães, este é um tema importante para vocês?

 

 

Sara *

 

Partilhar no Facebook
Please reload

SOBRE MIM

Sou a Sara, mãe do Quico, um miúdo lindo, com paralisia cerebral grave, uma ESTRELINHA na vida de quem o conhece. Mãe de mais dois filhos, também lindos, e dona de uma família linda.

Este é um blogue que se destina a mostrar a realidade duma família que vive de mãos dadas com a paralisia cerebral e que quer tornar o mundo um lugar melhor para quem vive a nossa realidade.

LEIA MAIS SOBRE NÓS >

SIGA-NOS

POSTS RECENTES

  • Black Facebook Icon

07.05.2018

Please reload

CATEGORIAS

CATEGORIAS